Academia
de Futebol
Enduro
a Pé
Rally de
Desafios
Time
de Elite
Sobrevivência
na Selva
Acampamento Circuito de
Atividades com Cordas
Rafting
Empresarial
Expedição
Simulada

img topo cordas1 Circuito de Atividades com Cordas

O Circuito de Atividades com Cordas é um programa desenhado para desenvolver ou aperfeiçoar as habilidades individuais, em que a presença, a força e o envolvimento do grupo impulsionam e motivam o participante a cumprir os desafios.

Este programa pode ser composto pelas atividades Tirolesa, Arvorismo, Rapel e Canyoning, muito utilizadas em programas de treinamento corporativo ou empresarial e atividades vivenciais motivacionais, pela relação direta que os conceitos e competências utilizados e trabalhados durante o programa apresenta com o dia a dia das organizações.

Tirolesa – a tirolesa é uma atividade esportiva de aventura originária da região do Tirol, na Áustria. Consiste em um cabo aéreo ancorado entre dois pontos, pelo qual o praticante se desloca por meio de roldanas conectadas por mosquetões a um arnês. Essa atividade ao ar livre permite ao praticante a sensação de sobrevoar o terreno que passa por baixo, sem esforço físico.

A tirolesa é praticada em campo aberto e de preferência acima de um lago. Geralmente, quando a tirolesa é praticada sobre um lago, no final do percurso o aventureiro se solta de seu equipamento e cai na água, acrescentando ainda mais adrenalina e emoção à atividade.

Arvorismo ou arborismo – é uma atividade vivencial outdoor motivadora e emocionante que permite aos participantes atravessarem plataformas montadas no alto das árvores ou postes de madeira, ultrapassando diferentes tipos de obstáculos como escadas, pontes suspensas, tirolesas ou outras atividades que podem ser criadas.

O arvorismo surgiu nos anos 80 na Costa Rica, como forma de pesquisa da fauna e flora por cientistas que necessitavam observar ou coletar animais silvestres, frutos, fungos, folhas e outros organismos que se encontravam nas copas das árvores. Mais tarde, a França e a Nova Zelândia adotaram a ideia de praticar o arvorismo como esporte ecológico de aventura. Com o passar dos anos, a prática foi se desenvolvendo e os percursos começaram a ficar mais elaborados. Cabos de aço, cordas e madeiras formavam escadas, túneis, redes, pontes suspensas e tirolesas.

Rapel – (em francês: rappel) é uma atividade vertical praticada com uso de cordas e equipamentos adequados para a descida de paredões, cachoeiras e outros vãos livres ou edificações. É uma atividade vivencial criada a partir das técnicas do alpinismo. A atividade é praticada essencialmente em grupo, exigindo que cada integrante se preocupe e esteja atento aos companheiros.

No final do século XIX os alpinistas já utilizavam o rapel em suas escaladas. Porém, foi com os espeleólogos, no início do século XX, que a técnica passou a ser difundida. Os espeleólogos conseguiram chegar a locais aos quais não tinham acesso e, a partir daí, iniciou-se a popularização da técnica rapel.

Canyoning – essa atividade outdoor teve início no final da década de 1970, na França e Espanha. Consiste na exploração progressiva de um rio, transpondo obstáculos verticais e anfíbios. A emoção e a adrenalina são a maior atração para os praticantes da exploração de canyons. Conforme o grupo vai avançando pelo rio, os praticantes são surpreendidos por situações novas e inesperadas.

Para praticar todas essas atividades é obrigatório o uso de equipamentos de segurança, com acompanhamento de profissionais capacitados e experientes.

A P8 Desenvolvimento Humano customiza o programa de treinamento vivencial outdoor Circuito de Atividades com Cordas de acordo com as necessidades de cada empresa, conforme seus objetivos estratégicos. E pode agregar as estas atividades outdoor a metodologia para debriefing (para análise de atitudes e competências comportamentais), a Análise de Perfil MBTI® e outras soluções para desenvolvimento humano e da estratégia organizacional.

Para maiores informações, entre em contato com a P8

Conceitos e competências trabalhadas

  • Autocontrole
  • Autoconfiança
  • Superação de limites e de desafios
  • Superação de adversidades
  • Gerenciamento de riscos
  • Trabalho em equipe
  • Cooperação
  • Poder de decisão
  • Concentração
  • Motivação
  • Entre outros

 

Para maiores informações, entre em contato com a P8